sábado, 17 de setembro de 2022

Padre José Elias divulga programação da Festa do Rosário 2022

Imagem/Marcelino Neto

A tradicional Festa do Rosário, da cidade de Pombal,  vai acontecer de 29 de setembro a 09 de outubro.

Este ano a realização tem como tema "Com Maria, vivamos em Comunhão e Caridade numa Igreja Sinodal".

O evento vai acontecer com celebrações eucarísticas, procissões, novena, ofícios, homenagens, além da parte social com barracas de comidas típicas, bingos, leilão, além de atrações musicais.

Na última sexta-feira (16.09), ao participar do programa jornalístico "Cidade em Movimento" apresentado pela  Rádio Bom Sucesso FM, padre José Elias de Sousa Sá, fez o lançamento oficial da programação.

O momento contará com novidades desde a sua abertura até o encerramento. Este ano por exemplo, será empossado o novo Rei da Irmandade do Rosário, com a sua coroação acontecendo durante o instante festivo.

Outra novidade prevista será a participação, pela primeira vez, do grupo folclórico  "40 Negros" de Triunfo, onde estão inseridos elementos dos nossos "Pontões".

Segundo historiadores, formado por membros de uma comunidade quilombola composta por diversas famílias e ajuntadas no topo da serra do município de Triunfo. Por questões relacionadas a seca e tantas outras dificuldades, acabou descendo e se instalando às margens da cidade.

"Os 40" tem uma ligação histórica com o povo pombalense, já que esse grupo foi iniciado em Triunfo com a chegada de parte da família "Pereira", oriunda de Pombal, após vários conflitos aqui registrados, resultando inclusive em mortes.

Questões internas como brigas, ameaças, disputas por terras, incêndios em plantações, fizeram com que 40 integrantes dessa mesma família resolvessem procurar outro local para se estabelecer.

Assim, em 1952, os moradores de Triunfo assistiram a entrada na cidade desse grupo, entre homens, mulheres e crianças procurando um local tranquilo para viver.

A redação do blog também levantou que antes de ali se instalarem passaram por São José de Piranhas (PB) e Quixeramobim (CE), mas foram orientados pelo místico Jose de Moura a se estabelecer na cidade de Triunfo, a época pertencente a São João do Rio do Peixe (PB), onde ainda hoje residem.   

Ainda constando na programação a apresentação do Grupo de Dança Quilombola e a participação de sanfoneiros locais.

A Procissão do Rosário também volta a ser realizada, já que não vinha acontecendo desde o surgimento da pandemia. Este ano o momento, que também marca o encerramento do festejo tradicional,  acontece mais cedo -  as 05h00 horas do domingo. Já a missa celebrada pelo bispo diocesano, Francisco de Sales, as 06h00.


Marcelino Neto  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário

MAIS VISUALIZADAS