segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Paróquia do Bom Sucesso divulga cartaz oficial da Festa do Rosário 2021

 

A Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso de Pombal divulgou, por meio das redes sociais, o cartaz oficial da Festa do Rosário 2021. 

O evento este ano acontece na sua 126ª edição e terá como tema “Com Maria, somos povo de Deus unidos pela palavra”. 

O momento também celebra os 300 anos da igrejinha, edificada em 1721. 

Sua estrutura, em estilo barroco, representa o marco de religiosidade e devoção do povo pombalense como um símbolo que se perpetua por incontáveis gerações.   

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, as celebrações sofrerão modificações este ano. 

As procissões não farão parte da programação e as missas serão todas realizadas de forma campal, cabendo ao público levar os seus assentos. 

Os festejos de Nossa Senhora do Rosário acontecem no período de 23 de setembro a 03 outubro.

O cartaz em sua imagem destaca a santa e a Igreja do Rosário, fazendo alusão ao seu tricentenário, com predominância a cor dourada representando o valor histórico do monumento como relíquia e devoção do povo pombalense.

 


SOBRE A IGREJA

“O espaço religioso é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP). Sua preservação é definida por lei. Nada pode atentar contra sua integridade estrutural, pelo menos em tese.

Inicialmente, no local onde hoje se localiza a igreja existia uma pequena capela datada de 1701, onde eram celebradas algumas missas e outras atividades religiosas.

A igreja do Rosário só passou a ser conhecida assim depois que mítico negro de nome Manoel Cachoeira conseguiu convencer o Bispo de Olinda a oficializar a festa, em que se observa nítida vinculação com manifestações religiosas impostas pelo colonizador aos escravos, que penavam no famigerado cativeiro, o qual deixou marcas indeléveis.

Pouco tempo depois foi construída uma igreja denominada Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, que posteriormente seria rebatizada para a atual Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

A igreja, que foi um marco da colonização do Sertão Paraibano, e foi construída em pedra e cal, mantém seu interior todo original, com retábulos em madeira dourada e policromada nos estilos barroco e rococó”.

 

 

Marcelino Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário

MAIS VISUALIZADAS