domingo, 29 de agosto de 2021

Festa vivenciará a sua 126ª edição sem a realização da Procissão do Rosário

 

Um dos eventos religiosos mais tradicionais de Pombal, a Festa do Rosário, entra em sua 126ª edição com uma programação bem diferente dos anos anteriores.

Devido a pandemia o momento será festejado sem suas tradicionais procissões, como a que acontece no domingo encerrando a realização sócio religiosa do povo pombalense.

Durante as noites em que as celebrações vão acontecer a circulação de pessoas vai ser restrita dentro da Igreja do Rosário, mas o tempo permanecerá aberto durante o dia para visitações obedecendo aos critérios de segurança.

Todos os ajustes este ano visam atender as orientações dadas pelo setor de saúde e autoridades responsáveis para poder realizar os festejos com uma maior segurança.

De acordo com a programação oficial a abertura, com o início das celebrações, vai acontecer no próximo dia 23 de setembro (quinta-feira) sendo marcada pelo hasteamento da bandeira da festa e missa solene.

 

Já no domingo, dia 03 de outubro, o encerramento também com celebração de missa provavelmente sendo presidida pelo bipo diocesano, Dom Francisco de Sales.

 

De acordo com informações, a Procissão do Rosário é tão importante que passou a fazer parte do Calendário Turístico e Cultural do Estado da Paraíba.

A iniciativa, aprovada no plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), se deve a um projeto de lei de autoria da então deputada Pollyanna Dutra.

A procissão do Rosário de Pombal é secular, tombada como patrimônio imaterial do estado. Assim como a igreja do Rosário que celebra este ano  os seus 300 anos.

 

Marcelino Neto

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário

MAIS VISUALIZADAS