domingo, 6 de junho de 2021

Se é para falar de Meio Ambiente, salvem ou preservem o nosso rio

Imagem: Rebeca Marcella 

Apesar de muitas referências quanto ao meio ambiente e a sua preservação, Pombal ainda segue necessitando avaliar a sua importância.

Não só a retirada de árvores que é verifica na cidade constantemente ou o seu replantio ainda limitado, para os que aqui residem, preservar o meio ambiente é um ato importante que também passa primordialmente pela preservação do nosso rio. Afinal, ele ainda representa um recurso fundamental para a nossa sobrevivência.

Ao longo dos anos o velho manancial vem sendo aviltado, degradado e somente poucos ainda se preocupam com o mesmo.

Descarte de lixo e esgotos, gestão hídrica inadequada, queima e destruição de matas ainda podem ser vistos com frequência.

Enquanto isso o rio segue silencioso o seu curso, deixando no silencio de suas águas uma pergunta: O QUE ESTAMOS FAZENDO PARA A SUA PRESERVAÇÃO?

No futuro, isso tudo pode ser ainda pior, o que hoje ainda é motivo de orgulho e de mergulho poderá resultar em um grande impacto ambiental para o município.

Tendo uma importância imensurável para todos nós, impossível falar em preservação do meio ambiente, sem lembrar que um dia a sua água em curso fluente poderá se tornar imprópria.

De fato, é preciso entender e jamais esquecer que o rio em seu natural ambiente é o nosso principal meio de sobrevivência.

Basta avaliar o que era no passado, refletindo a diferença do que é hoje no presente.

Se hoje não cuidarmos dele, que nascer amanhã poderá não ter mais o privilégio dessa paisagem.



 

Marcelino Neto 



3 comentários:

  1. Com certeza o Rio Pianco/Piranhas que corta a nossa cidade é um manancial de águas muito importante para a nossa região e deveria ser preservado, mesmo porque, se assim não acontecer, as futuras gerações, possivelmente só conhecerão o nosso Rio de ouvir falar.

    ResponderExcluir
  2. Um interessante recorte da problemática do meio ambiente equilibrado e da preocupação com as futuras gerações

    ResponderExcluir
  3. Eu so peco ao meu bom e amavel senhor jesus que tome a frente e nao permita que o ser humano faca nem um dano ao nosso velho e amado rio.porque o nosso querido rio pianco so nos fez e fara a proxima geracao muito bem. Eu particulamente so tenho muitas recordacoes boas desse rio tao maravilhoso. Eu fui muito feliz desde que nascir ate a minha ju ventude pasei muitos momentos boms dando mergulhos no meu velho e amado rio. Ate hoje ele vive gurdado na minha mente e no meu coraca. E ai pessoal vamos preservar o que Deus nos deu de mais valor para o nosso bem estar lazer e alegria. Porque eu so tive muitas alegrias e prazer de participar de uma grande obra de Deus. Eu so tenho que agradecer ao senhor por esse privelegio

    ResponderExcluir

Comentário

MAIS VISUALIZADAS