domingo, 4 de abril de 2021

Imagem de Nossa Senhora do Rosário segue em processo de restauração

 


A imagem de Nossa Senhora do Rosário, co-padroeira de Pombal, segue em processo de restauração.

A última vez que recebeu tal serviço foi no ano de 1991.

O ícone é muito importante como símbolo da religiosidade católica do povo pombalense, utilizada como peça de devoção e fé nas festividades do Rosário, evento tradicional da cidade.

A imagem foi encaminhada no dia 20 de janeiro para ser restaurada através do Iphaep, em João Pessoa, a partir de uma solicitação encaminhada ao órgão. Diante do exposto continua sendo aguardada.

Este ano o momento tem um significado especial, já que a igreja onde a imagem fica, celebra os seus 300 anos.

A restauração da referida imagem exige um profissional especializado que tenha domínio técnico e muita sensibilidade estética.

É necessário conhecer bem a obra e as suas degradações antes de realizar as intervenções que se fazem necessárias, buscando coloca-la no lugar de valor a que tem direito.

No processo de restauração busca-se manter as características originais da peça removendo as intervenções inadequadas e corrigindo apenas os danos ocasionados pelo processo natural de envelhecimento ou manuseio inapropriado.

O trabalho de restauração leva em média de três a oito meses, variando de acordo com o estado de conservação e a gravidade das degradações encontradas.


A imagem de Nossa Senhora do Rosário apresenta uma condição especial pelo fato de a  mesma ser tombada e assim cada fase da restauração necessitar de aprovação e acompanhamento do IPHAEP.

Após o procedimento o ícone será devolvido à comunidade da paróquia do Bom Sucesso e dependendo das condições, mais uma vez, como peça importante de adoração na possível realização da Festa do Rosário deste ano.

 

Marcelino Neto

Imagens: Paróquia do Bom Sucesso



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário

MAIS VISUALIZADAS