terça-feira, 27 de abril de 2021

Diretor do Campus da UFCG de Pombal esclarece informação sobre nota baixa no curso de Engenharia de Alimentos

Fonte: UFCG - Pombal 
 

A partir da informação sobre a divulgação feita pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apontando numa escala de 1 a 5 que na UFCG Pombal, o curso de Engenharia Civil obteve conceito 04, enquanto Agronomia e Engenharia Ambiental – 03, a surpresa teria sido Engenharia de alimentos com o menor conceito – 02.

Essa divulgação teria acontecido na última sexta-feira (23.04), fazendo parte da avaliação anual dos cursos e das instituições de ensino superior no país.

A questão contestada está em uma parte da matéria que também chegou a ser veiculada ou reproduzida por diversos órgãos de imprensa, assim como sites e blogs.

Procurado pela nossa reportagem para comentar a informação, o diretor do CCTA, Anielson Sousa, esclareceu que foi gerada uma má interpretação em virtude de que na nota do ENADE não é o curso que recebe a avaliação, mas sim os alunos. Diante do exposto, acaba gerando uma confusão pelo próprio MEC ao invés de explicar de uma forma mais clara.

Quando se fala de curso é preciso citar o CPC - Conceito Preliminar de Curso, que diz respeito a infraestrutura da instituição, tanto física quanto de recursos humanos. No caso do CCTA o conceito é 3 para Engenharia de Alimentos e Ambiental, e 04 para Civil e Agronomia.

Já o ENADE, diz respeito especificamente a questão da avaliação dos alunos sendo uma prova onde obtiveram conceito 02, num valor que vai até 05.  

Para Anielson o que se tem de novo nessa nova divulgação, é o IGC – Índice Geral de Cursos, que é calculado levando em conta o conceito preliminar de curso mais a nota do ENADE que já se tinha conhecimento, neste caso, resultando no índice geral de curso da UFCG que no caso de Pombal é 04 – ficando abaixo apenas do excelente que é 05.


“Esse resultado leva em conta a média de todos os cursos da UFCG que foram avaliados no ENADE de 2019. Não há motivos para preocupação quanto a qualidade dos nossos cursos, os dados estão publicados no site do INEP, apenas no da UFCG houve um equivoco quando se referiram a alguns cursos dando destaque a alguns dizendo que os conceitos deles eram aqueles. No caso cita o de Engenharia de Alimentos como 02, mas na verdade é 03 pois se refere ao CPC enquanto a nota dos alunos é que foi 02”, esclareceu. 


Investimentos estão sendo feitos no referido curso, exemplo disso é a construção de uma usina piloto que virá fortalecer a atividade de forma expressiva junto à comunidade. 


O CCTA completou no último dia 26 de abril, quinze anos de sua criação e segue apresentando os melhores conceitos.

 

Marcelino Neto

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário

MAIS VISUALIZADAS