sexta-feira, 23 de abril de 2021

Chuvas caídas nos últimos dias fazem Açude “Nova Vida” sangrar

 


O açude “Nova Vida”, localizado no perímetro urbano da cidade de Pombal, amanheceu sangrando nesta sexta-feira (23.04).

A imagem é o resultado das boas chuvas caídas nos últimos dias, principalmente a registrada na noite e desta quinta-feira (22).

Definido como de pequeno porte o manancial não é utilizado para abastecimento humano, o espaço tem servido para a plantação de capim e criação de animais, sendo sua água utilizada para matar a sede de rebanhos.

Localizado as margens da BR 427, sempre gera expectativa durante os períodos invernosos, principalmente aos moradores de residências construídas próximas ao seu balde, área considerada de “risco”.

Quando o inverno é intenso, além do impacto ambiental com as chamadas inundações, a preocupação dos que ali residem é com relação à dispersão do volume d’água que pode ocasionar enormes prejuízos.

Muitos questionam a utilidade do velho açude, hoje obsoleto, defendendo a sua desativação e no local a construção de um conjunto habitacional ou área para a prática de eventos, esporte e lazer. Projeto já sugerido, mas nunca idealizado.

Enquanto nada é feito, basta começar a sangrar para chamar a atenção de quem reside nas imediações e de curiosos que visitam o lugar.

Degradado, abandonado e às vezes esquecido o que poderia ser marco histórico para a cidade, se revitalizado, hoje não passa de uma ameaça para os habitantes dos arredores, notadamente nos períodos invernosos.

 

Marcelino Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário

MAIS VISUALIZADAS