domingo, 18 de abril de 2021

Católicos reverenciam Santo Expedito nesta segunda-feira e muitos agradecem graças alcançadas


 

Católicos de Pombal reverenciam hoje, segunda-feira, com muita devoção o 19 de abril – Dia de Santo Expedito. 

Boa parte deles aproveita para agradecer, diante de pedidos urgentes, inúmeras soluções sob a intercessão do Santo das Causas Justas e Urgentes. 

Santo Expedito não é padroeiro de nenhuma das paróquias de Pombal, porém nesta data também é lembrado como importante e prodigioso ícone da igreja. 

Toda essa devoção deve-se à urgência de alguns encontrarem respostas para seus problemas de uma forma mais verdadeira e sem fanatismo. 

“O fiel se inspira na ação do Santo e age à luz desse testemunho”, lembrou um devoto da cidade.

Considerado o defensor das causas urgentes e um dos mais populares da Igreja Católica, durante as celebrações nas paróquias Bom Sucesso, São Judas e São Pedro, fieis registraram através de intenções os seus agradecimentos por graças alcançadas.

A data foi escolhida em função da morte do santo, em 19 de abril do ano 303, quando o então general Expedito foi derrotado e martirizado pelo imperador Diocleciano, onde hoje é a Armênia.

Sua história remonta ao século IV, quando o então general Expedito – conhecido como “Fulminante”, e que tinha sob seu comando mais de seis mil soldados – defendia o Império Romano dos ataques de povos do Oriente.

A palavra em latim Hodie, inscrita na cruz que carrega em sua imagem, significa hoje e é uma referência ao momento da conversão do general Expedito ao cristianismo.

O santo a teria proferido para afugentar a aparição de um corvo enviado por um espírito do mal, cujo bico trazia uma fita com a palavra Cras (ontem, em latim), que teria sido interpretado pelo então general por uma tentativa de convencê-lo a adiar sua decisão de se tornar cristão.

Foi por esse motivo que o santo passou a ser invocado para solucionar causas urgentes, imediatas, e que não podem ser deixadas para depois.

           

Marcelino Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário

MAIS VISUALIZADAS