quarta-feira, 10 de abril de 2024

UPA de Pombal registra aumento no atendimento por síndrome gripal

Imagens/Marcelino Neto

A UPA de Pombal, administrada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem registrado nos últimos dias um aumento no atendimento de pessoas com sintomas de síndrome gripal. 

Embora não tenha sido repassada a estatística quanto a números, na referida unidade de saúde vem sendo percebida   uma grande procura por consulta médica. 

De maneira geral, tanto crianças quanto pessoas adultas têm procurado o serviço que funciona 24 horas. 

A mudança brusca de temperatura, nessa época do ano, é apontada como um dos principais fatores para o aparecimento desses casos. 

O não uso de máscaras e aglomerações, acabam ocasionando uma circulação maior do vírus. 

A preocupação de muitos ainda está relacionada a presença da covid e neste caso a busca por uma medicação. 

Dra. Layse Almeida

De acordo com a médica plantonista, Layse Almeida, a gripe é uma infecção causada pelo vírus influenza, que atinge o sistema respiratório (nariz, garganta e pulmões), provocando diversos sintoma, a exemplo de dor de cabeça, dores musculares, fadiga, fraqueza, febre, tosse seca, entre outros. 

A gripe ainda pode variar bastante no que diz respeito a gravidade. Na maioria das pessoas, segundo a clínico geral repassou a reportagem, a doença se apresenta com uma evolução favorável, resolvendo-se de forma espontânea, habitualmente com duração entre 7 e 10 dias. Porém, às vezes, a gripe provoca complicações que, em alguns casos podem levar ao risco de morte. 

A médica ainda alertou para o perigo da automedicação e a necessidade de tomar muito liquido. Em caso de sintomas mais constantes procurar a unidade para evitar complicações. 

“Graças a Deus os casos que têm chegado aqui não são casos tão graves, mas mesmo assim agente orienta a todos. Em qualquer sinal de alarme e quando aparecer, procurar o atendimento para um diagnóstico precoce e obter a solução o mais rápido possível”, lembrou Dra. Layse.


 

Marcelino Neto

Jornalista – DRT PB 3147

 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário

MAIS VISUALIZADAS