segunda-feira, 22 de abril de 2024

Etapa da vacinação contra a febre aftosa segue até o próximo dia 30 de abril

 


Seguindo orientação da Defesa Agropecuária da Paraíba, criadores do município de Pombal e região polarizada estão realizando nos seus rebanhos a vacinação contra a Febre Aftosa.

Um dos objetivos da atividade, em sua primeira etapa, é possibilitar a abertura de novos mercados com maior visibilidade internacional dos produtos de origem animal, entre outros benefícios à pecuária paraibana.

De acordo com Fábio Queiroga (foto), coordenador da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV), a decisão foi do governo do estado de antecipar a vacinação programada para os meses de maio e novembro, sendo a mesma adiantada, com datas estipuladas entre 15 e 30 de abril, sem possibilidade de prorrogação.

Diante desse cenário, Fábio Queiroga, alertou sobre a urgência na aquisição dos imunizantes, garantindo assim tempo hábil para a vacinação dos rebanhos.

Apesar do desafio imposto pelo prazo reduzido, ressaltou a importância da participação de todos os criadores para uma cobertura vacinal que preconiza chegar a 90%.


Diante do exposto, não descartou a necessidade de a vacinação, na próxima campanha, ser dispensada. No entanto, dependerá da colaboração de todos na garantia da saúde do rebanho.

Segundo levantamento feito pela redação do blog, somente em Pombal a estimativa atual é de 26 a 28 mil cabeças (bovinos). Já a meta é atingir 90% desse rebanho.

 

 

 

Marcelino Neto

Jornalista – DRT PB 3147

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário

MAIS VISUALIZADAS