terça-feira, 27 de setembro de 2022

Coroação e posse do novo Rei do Rosário acontece na quinta-feira marcando a abertura da festa

Imagem/Marcelino Neto

A Festa do Rosário de Pombal terá este ano um momento marcante, a posse e coroação do novo Rei da Irmandade dos Negros do Rosário, José Felismino, 69 anos.

Substituirá o popular João Coremas que já não apresenta mais condições de continuar na função, decidindo passar o cargo ao sucessor.

O instante solene acontecerá antes do hasteamento da bandeira. De acordo com o repassado, a nova autoridade virá com roupa normal acompanhando o Rosário, que sairá da residência da senhora Maria Alacoque Soares Almeida, onde permaneceu durante todo o ano desde o encerramento da última comemoração acontecida em 2021.

Ao chegar a igreja, local do evento, em companhia dos demais membros da Irmandade  receberá a coroa e a capa, sendo na sequência empossado pelo padre da paróquia.

A cerimônia é rápida para o novo rei realizar em seguida o hasteamento da bandeira, marcando oficialmente a abertura da festividade. 

José Felismino, que tem mais de quarenta anos de irmandade, ainda relutou  quanto a ideia de receber tal missão, mas a pedido do próprio João Coremas e de outros integrantes compreendeu a necessidade de a festa não ficar sem a figura do rei. A escolha foi feita por votação.

De uma família ligada ao movimento, atualmente a filha é Rainha e tem mais três filhos integrando a irmandade.

"Vou assumir e trabalhar com muita dedicação e coragem, mas Nossa Senhora é quem vai tomar a frente de tudo isso", enfatizou José.

"Doutor", como também é popularmente conhecido, é filho de João Felismino e sobrinho de Antônio Felismino, que ocuparam importante função  antes do seu antecessor João Coremas (João Raimundo dos Santos).

A Irmandade do Rosário acompanha o perfil das antigas irmandades católicas, formadas por homens leigos, ou seja, fiéis que não fazem parte da hierarquia da Igreja Católica.

No caso específico de Pombal, está diretamente relacionada ao Culto do Rosário, sendo composta por homens negros. Participam da organização da festa e estão presentes nas cerimônias religiosas, entre elas, as procissões.  


Marcelino Neto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário

MAIS VISUALIZADAS