quarta-feira, 5 de maio de 2021

Dia da Mães: Comerciantes lojistas de Pombal enxergam na data o início da retomada das vendas

 

Em contato mantido com alguns comerciantes lojistas de Pombal, a reportagem do blog constatou que boa parte deles aposta no aquecimento das vendas por motivo do Dias das Mães. 

A expectativa é no sentido de diminuir os prejuízos causados pela interrupção ou limitação das atividades econômicas em razão da pandemia da Covid-19 – que se arrasta desde o ano passado. Para os mais otimistas, pode significar a “retomada” do comércio local. 

A previsão é de que as vendas, na segunda melhor data para o varejo, perdendo apenas para o Natal, possa injetar recursos no segmento.

A estimativa se ampara, entre outros motivos, ao fato de as lojas estarem abertas após uma maior flexibilização no tocante as medidas sanitárias. 

Para mapear essa expectativa, o blog levantou diversas projeções, consumidores também foram ouvidos durante enquete produzida e na opinião da maioria os itens de vestuário deverão ser os campeões de venda. A lista segue com calçados e perfumes, tendo os eletrodomésticos ficado por último na opção popular este ano. 


Por outro lado, acredita-se que os consumidores diante da dificuldade enfrentada com a pandemia, devam gastar menos. 

Mesmo assim diante de uma realidade que ainda se abate sobre todos, comerciantes e clientes, existe a esperança quanto ao reaquecimento de um setor que não suporta mais prejuízos. 

Perguntados sobre a possibilidade da utilização do novo auxílio-emergencial, alguns acreditam que não influenciará muito, até porque as pessoas estão mais seletivas na hora da comprar cortando todo o supérfluo pela necessidade de comprar alimentos.  O que de fato vai contribuir para as compras será o apelo emocional que a data propicia. 

Organizando os preparativos, lojistas se preparam para receber os clientes e tentar diminuir estoques acumulados. 

Diante do exposto é preciso estimular a necessidade de se comprar no comércio da cidade, não só pelas opções, mas pela geração de impostos e a garantia da continuação de vários empregos diretos e indiretos. 

“Apesar de todos os desafios, devemos seguir confiantes na retomada da economia. Principalmente por conta do momento”, destaca uma comerciante, atuando há mais de quarenta anos no ramo de loja.

 

Marcelino Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário

MAIS VISUALIZADAS