segunda-feira, 1 de maio de 2023

Pombal sedia etapa do ciclo de capacitação sobre Garantia-Safra

Imagem/Marcelino Neto
 

A cidade de Pombal realizou, nesta sexta-feira (28.04), o seu ciclo de capacitação destinado aos técnicos e vistoriadores do programa Garantia-Safra. 

A etapa local aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), durante todo o dia, reunindo representantes de diversas cidades da região. 

Na ocasião, objetivou capacitar técnicos e vistoriadores convocados pelas gestões de cada município, para auxiliar no monitoramento de perdas nas lavouras de agricultores do território polarizado. 

De acordo com José Carlos Mercês, coordenador nacional do programa, o Garantia-Safra é um benefício destinado a agricultores que tiverem, no mínimo, 50% da perda das lavouras de feijão, milho, arroz, mandioca e algodão e, para receber o valor, é preciso atestar esse prejuízo com uma série de laudos e atestados.

O público-alvo das capacitações são prefeitos, secretários e responsáveis municipais, técnicos da Empaer, presidentes dos Conselhos Municipais do Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e demais interessados em conhecer os procedimentos do referido programa. 

“Após o término da capacitação, a ideia é que todos os técnicos se tornem aptos a acompanhar e vistoriar o processo de perdas das lavouras dos agricultores”, lembrou.

O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), inicialmente voltada para os agricultores familiares que vivem no Nordeste do Brasil e no norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Além de Pombal, outros municípios da Paraíba fazem parte da relação do ciclo de capacitações que deverá prosseguir através de um agendamento previamente definido. 

“Com este novo governo a ideia é ouvir todo os envolvidos e a partir de propostas, possibilitar uma reestruturação do programa institucionalizado em 2002 e que precisa observar inovações”, concluiu o coordenador que veio de Brasília. 

A iniciativa conta com o efetivo apoio da Coordenação Estadual do Programa que faz parte da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (SEADFDS).




Marcelino Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário

DESTAQUE

MAIS VISUALIZADAS