terça-feira, 20 de abril de 2021

Inverno poderá ficar abaixo da média em Pombal e municípios polarizados

 

Imagem: Marcelino Neto

Após um ano de boas chuvas, que garantiram a recuperação de reservatórios, abastecimento humano e animal em 2020, o ano 2021 vem apresentando um volume menor de precipitações. 

As condições para a formação no semiárido Nordestino não têm se apresentado muito favoráveis, refletindo na quebra da quadra invernosa. 

Em Pombal e municípios polarizados, por exemplo, área que integra o Sertão, o monitoramento da EMPAER – Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária, já aponta isto. 

De acordo com informações repassadas, a diferença de volume de chuvas está abaixo do previsto. 

Um levantamento feito de primeiro de janeiro até o dia 20 de abril (terça-feira), confirma que se o inverno terminasse hoje o índice pluviométrico no município de Pombal ficaria pouco mais da metade da média. 

Já uma sondagem feita por municípios polarizados, pertencentes a EMPAER – Gerência Regional de Pombal, até a presente data – 20 de abril, aponta os seguintes índices de pluviosidade contabilizados:

Durante o ano onde mais choveu foi em Cajazeirinhas - 702,8 mm. Em seguida Vista Serrana - 624,0 mm.  Mais atrás, na contabilidade pluviométrica, está Pombal - 545,8 mm.

Ainda seguem os municípios: Paulista - 532,2 mm.  Lagoa - 491,3 mm. São Domingos - 450,2 mm.  São Bentinho - 431,5 mm e por último Condado - 416,5 mm. 

Conforme as análises das condições atmosféricas e oceânicas, o prognóstico elaborado por alguns meteorologistas indicava chuvas dentro ou abaixo da média para o Sertão e Auto Sertão o que parece está se confirmando.

 

Marcelino Neto

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário

MAIS VISUALIZADAS